quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O avesso


Por Andréa Lopes


Por que ao lavar as roupas, estendem-se para a secagem pelo lado avesso? (Pelo menos a maioria das pessoas agem desse modo).
Seria para preservar o lado externo?
Não faz muito sentido, visto que, a parte que nos reveste é justamente a que se encontra exposta, suscetível exatamente aos ácaros.
Ou o oposto, tornando a secagem completa de modo a eliminar qualquer tipo de bactéria?
Bem de qualquer forma isso me reporta ao avesso do Ser.
Não a parte interior, mas ao nosso contrário.
Muitas vezes nos deparamos com atitudes próprias causando estranheza.
Não acredito que eu fiz isso!
Meu Deus, essa pessoa não sou eu!
Não estou me reconhecendo!
Talvez se experimentássemos expor o nosso avesso para um aquecimento solar e uma brisa fresca, eliminando o molhar do suor rotineiro, evitaríamos o causar do mofo que a roupa molhada ou guardada por muito tempo no fundo do armário causa.
As melhores oportunidades são aproveitadas pelos que se atrevem.
Seja sua própria cobaia desta experimentação.
É surpreendente agir de modo a nos surpreender.
O avesso das idéias, do corte e cor dos cabelos, do timbre de voz, do estilo... Conota idéia de mudanças, nem que seja por tempo determinado.
É um exercício de auto conhecimento valioso, que certamente descobrirá ações e reações tão diversas e surpresas, quanto deliciosamente encantadoras.
Ouse com o reflexo emitido pelo espelho.
Ultrapasse a fita métrica do seu Ser.
Vai que o lado avesso seja seu lado mais correto.!.

Um comentário:

  1. Esse texto incita a gente a olhar o avesso de si mesmo. Nos faz ultrapassar barreiras ontológicas.
    Parabéns, Andrea, pela ousadia na escrita e reflexão suscitada. ; ]

    ResponderExcluir